Esta é a mala de couro que contém a famosa coleção. Reparem nas minhas mãos, vazias. Meus bolsos também estão vazios. Meu chapéu também está vazio. Vejam. Minhas mangas. Viro de costas, dou uma volta inteira. Como todos podem ver, não há nenhum truque, nenhum alçapão escondido, nem jogos de luz enganadores. Ana Cristina Cesar
28 avril 2005
Ilusão de Movimento
Toalha de mesa sob os cotovelos. Sob a xícara de capuccino com creme que ela não pediu. Sob a taça de vinho e os guardanapos. As janelas do café, uma salvação. Divertia-se com a fisionomia indiferente do garçom. Um caso perdido. A toalha ela sempre achou bonita: azul-marinho com florzinhas brancas. Florzinhas, florezinhas... Tantas incertezas na vida e essa era apenas uma delas. Os pequenos detalhes: uma das razões da tragédia humana. Os casais vindo e indo, indo e vindo. O rapaz que troca a namorada pelo celular bebe chopp. A namorada, esquecida, é salva pelo capuccino, sem creme. Os movimentos contínuos, óbvios, vão preenchendo as mesas à janela [imagem cinematográfica: Juliette Binoche em "A Liberdade é Azul"...?]. Seus olhos perseguiam incansáveis esses movimentos. Mãos, bandejas, copos, bocas, olhares, os gestos tímidos de quem chega. Olhos ávidos de criança, de gato seguindo os rastros. Quando flagrados, eles fugiam. Por entres as florzinhas brancas da toalha azul.
27 avril 2005
Salomé e a Big Loira
E eu, que tempos atrás, teria postado isso... "Tenho andado com uma biblioteca a tiracolo, tão desesperadamente querendo ler. E as disciplinas de Artes Visuais têm sido uma terapia e tanto, revirando o arquivo morto-vivo das minhas idéias. Ficar diante de imensos papéis em branco, com gente por perto, desenvolvimento da percepção, Da Vinci, Klimt, Ferreira Gullar, grafite, História da Arte. Onde é que eu estava mesmo? Levo comigo tantos livros e entro nas livrarias querendo saquear tudo..." Mas um atrito doloroso com uma certa professora pôs tudo a perder. Ou não. Não digo adeus às artes. Nem à armas. Mas não quero aquele curso [de vida] pra mim. Ora, bolas. Técnicas, técnicas. Exibicionismo e um papel ridículo semanal para alunos-toupeiras. Admiro as toupeiras, não pessoas-toupeiras. Agora parece quase definitivo. Cursando Letras. Dom Quixote de La Mancha. Salomé. Big Loira. É só de ficção que eu preciso. E os personagens dos livros... parecem tão mais... consistentes. Vou mergulhar. Levo comigo as pedras. Por precaução.
Inscription à :
Articles (Atom)