31 août 2005

I see dead cats...

Hoje vi o quarto gato morto nas imediações onde trabalho. Era um gato preto e branco, na divisa que separa uma das três pistas da perimetral. Atropelado? Difícil imaginar um gato sendo atropelado. Mas os motoristas já adquiriram há muito tempo essa habilidade. Não satisfeitos em atropelar humanos, cachorros e cavalos, eles atropelam gatos. Mas os outros que vi - todos no mês de agosto, se bem me lembro - não aparentavam ter sinais de atropelamento. Primeiro, foram dois gatos, meio gordos. Um ruivo, o outro branco. Vistos mortos na mesma manhã. Depois, foi um gato preto, numas daquelas desabaladas tempestades, em cima da grama em frente ao Jardim Botânico, nas proximidades da encruzilhada dos despachos. No dia seguinte, foi esse, preto e branco, que uma senhora caridosa fez a gentileza de retirar do acostamento, num modesto funeral. Quatro gatos encontrados mortos de manhã. Uma chacina. Um gatocídio. Me lembrei dos quadrinhos dos ratinhos judeus dominados pelos gatos nazistas no premiado "Maus". Talvez fosse uma tardia vingança. Os ratinhos tomaram, enfim, o poder. Mas não. Isso é coisa dos humanos. Querendo varrer da face da terra tudo o que os importuna: árvores, cachorros, gatos, índios, pobres, homossexuais, negros, estrangeiros. Tudo que atravanque o caminho deles. É assim que os homens cometem seus pequenos holocaustos todos os dias. Mas voltemos aos gatos [nada contra os cachorros. Eles são simpáticos, bonitos e inteligentes. O único defeito deles é que deixam-se levar facilmente pelos humanos. Gatos, não. São eles que nos trapaceiam]. Coincidência ou não, na noite do dia do gato preto morto, o que vi na minha rua, a caminho de casa, foi um gato preto. Vivo. E mais outros gatos, todos vivos. Desde então, toda vez que me deparo com gatos mortos na rua, eu os procuro vivos, à noite. Como se eles fossem mesmo capazes de trapacear até a morte. E viver suas sete, entre muitas vidas.

5 commentaires:

peripatética a dit…

Que ótimo. Vou procurar gatos mortos pelas noites também. Engraçado que o texto que acabei de colocar contém também uma indignaçao humana. pena que eu odeio gatos. Sou a favor de cachorros.
apareça.

Gisalina a dit…

Te amo!

Anonyme a dit…

Seres humans às vezes torram. Mas tento me manter positiva. 7, depois do ciclo de três 6, o reinício.Sete vidas para cometer os mesmos erros? Ou mudar o jeito que se erra. Ou ver o erro diferentemente. E, por fim, parar de errar. Não me sabia capaz de tanta sinceridade... Ô.o Quantas mãos tem/teve esta estrada? Acho que vou ter que ir pra PA pra saber...

peripatética a dit…

olá. resolvi dar uma passada aqui nessa minha falta de sono, faculdade em greve, semana da pátria e preguiça. apareça menino. esteja bem. beijinhos

Dane a dit…

como vc pode ficar sem escrever ainda, tão bem feito seu texto, tudo se encaixa, cada comentário, cada gatinho morto, cada ratinho...
eu adoro o que você escreve, e não é pq eu adoro amo vc!é pelos textos mesmo!