05 novembre 2005

Fuck Off Is Not The Only Thing You Have To Show

Engraçado como a vida, ao menor desvio na sua trajetória, consegue nos surpreender com uma série de imprevistos. É bem provável que eu venha a esquecer que esse fato ocorreu no dia 4 de novembro de 2005, na noite em que não fui à aula para revirar os balaios da feira do livro. Mas certamente me lembrarei que foi, nessa mesma noite em que a feira ficou praticamente submersa e vi o subsolo do Santander Cultural invadido por uma correnteza, lembrando cenas de “O Iluminado”, que resgatei de um balaio empoeirado da barraquinha da Mosaico, um determinado livro de uma certa escritora: Jane Bowles. Pistas do que viria a ser uma descoberta e tanto: tradução de Lya Luft, apresentação de Truman Capote, somado ao fato de ser, oh yea, uma escritora e ter uma vida atormentada. E o que dizer do título? “Duas Damas bem Comportadas”. Ah, sim, lembrança imediata de uma determinada pessoa. Mas esqueçamos a tal lembrança. Afinal, tornei-me por esses dias o que eu definiria como uma pessoa fria e distante. Embora eu deseje profundamente ficar conversando por horas sem fim ao telefone, apenas com poucas pessoas, obviamente. Creio ser o momento de retomar Katherine M. Retornar às escritoras. Leio Ítalo Calvino e Dostoiéski aguardando na fila das leituras acadêmicas. Mas ninguém que se compare a elas. Vi Emily D. por 5 reais, Gisa, na barraquinha da Mercado Aberto, onde comprei cinco livrinhos de bolso por 2 reais: Machado de Assis, Cesário Verde, Roberto Drummond e Qorpo Santo. Vi Clarice a 6. A grande liquidação, senhoras e senhores, é o que me parece. Preciosidades sob a poeira do descaso. As pessoas não lêem, os livros encalham, os escritores desaparecem no silêncio das máquinas de escrever. Tenho ouvido Arcade Fire, com menos freqüência com que ouço CSS. É o meu topefaive do momento:

1. Let’s make love and listen death from above, CSS
2. Rebellion [Lies], Arcade Fire
3. The Back of the Shell, The Kills
4. Rodeo Town, The Kills
5. In the Backseat, Arcade Fire

Mas o melhor título para uma música eu elegeria Fuck Off Is Not The Only Thing You Have To Show... Isso é também CSS [estaria a bienal me deixando burro?].

P.S.Ainda estou decifrando o conteúdo da caixa. Não fique magoada, ok?

2 commentaires:

Gisalina a dit…

Eu comprei a Emily por 10, lembrarei de falar contigo antes da minha próxima compra... Estou ilhada desde sexta-feira, quando resolvo sair começa a chover, chove chove chove e eu já me sinto quase uma anfíbia. Estou com falta de ti, quero que essa bienal chata acabe de uma vez pra ter meu amigo de volta. Quero cinema, cafés e atentados poéticos, tudo bem lindo, calmo e esperado. Quero aprender a falar francês. Je t'aime.

Anonyme a dit…

Apenas silêncio, não mágoa, acho.
Cansaço, talvez. Pular de cabeça sem saber a profundidade é meio infantil. Mas, o que mais esperar de mim ^^?
Enjoy the Silence. Está difícil mantê-lo, mas é melhor assim, não é?
Agora, words are very unnecessary, they could only do harm (viva Depeche Mode...)
Beijos e Sakuras