13 janvier 2005

Prendimi L'Anima

"Conheces a cabra-cega dos corações miseráveis?"
[Ana Cristina Cesar]

Hoje decidi que levaria Ana C. comigo. O primeiro livro, A Teus Pés. Preciso retomar a obra de Ana. Ler Ana C. na poltrona do ônibus, ao lado da janela, é a melhor sensação que se pode ter. Todos aqueles versos que fariam a felicidade de qualquer cleptomaníaco literário. Frases para se escrever em diários, nas paredes do quarto, nas correspondências. Penso o tempo todo no filme que vi ontem à noite, penso em roubar versos, frases. Jornada da Alma é um tributo ao amor visceral, aquele louco amor entre Carl Jung e Sabina Spielrein. Eles escreviam diários em caderninhos de capa dura que os acompanhavam onde fossem, eles escreviam cartas e encontraram-se numa exposição de Gustav Klimt! Sabina curou-se com o amor de Jung. Ele a ouvia, ele acreditava nela, ele emprestou seu diário como prova de confiança. Ele chorou de felicidade. Ela o amava ardentemente. Ah, e aquelas canções russas e citações de Maiakóvski! Uma história sem pieguices baratas. Sem Olgas rastejantes e braços estendidos em direção ao Oscar.

5 commentaires:

Dane a dit…

mas eu vou ver esse filme e faço diários, mas minhas capas são de papelão, com recortes da Rê Bordosa , da Francine, Katina e Calvin...

Gisalina a dit…

Que texto bonito.
Verei esse filme nesse final de semana.
Decidido.

Gisalina a dit…

E tu bem sabes do amor que a gente divide pela Ana C.

Dane a dit…

pena a gente não poder ir ao cinema todo mundo junto...
(choro choro...)

Gisalina a dit…

Ah,
quanto ao blog comunitário, eu topo.
Só não sei quanto a minha frequência de postagem, sou uma escrivinhadora sazonal (na falta da palavra que eu estava procurando e não encontro)...

Beijos,
saudade.
(viu como eu não te abandono?)