29 octobre 2006

entre papéis amassados e latas de nescau



Todos os dias passeava secamente na soleira do
quintal
À hora morta, pedra morta, agonia e as laranjas do
quintal
A vida ia entre o muro e as paredes de silêncio
E os cães que vigiavam o seu sono não dormiam
Viam sombras no ar, viam sombras no jardim
A lua morta, noite morta, ventania e um rosário sobre
o chão
E um incêndio amarelo e provisório consumia o coração
E começou a procurar pelas fogueiras lentamente
E o seu coração já não temia as chamas do inferno
E das trevas sem fim.

Haveria de chegar o amor.

Egberto Gismonti


Chega em casa e começa a esvaziar os bolsos. Em cima da mesa, larga as chaves, documentos, fichas de vale-transporte, cédulas amassadas, um celular surrado, um maço de marlboro light, o isqueiro, seus pedaços de papel com anotações e uma caneta. As moedas todas que lhe sobram, ela guarda numa lata vazia de nescau. Já perdeu a conta de quanto tem, mas acredita que, um dia, terá a quantidade necessária para comprar uma passagem até o amor de sua vida. Por esse motivo, em hipótese alguma, jamais gasta uma moeda sequer.

Ela sempre carrega pedaços de papel nos bolsos. Acredita que perderá seus pensamentos se não anotá-los, que lhe escaparão pela janela do ônibus, no chão das salas de cinema, sobre o balcão da padaria, entre um sono agitado e outro. Depois reescreve tudo no que ela batizou de caderno de desapontamentos [mais tarde, veio a descobrir que esse nome já existe, ficando ainda mais desapontada]. Ela se define como uma escritora que não escreve. Se considera uma escritora tão marginal que jamais publicará livro algum.

3 commentaires:

Mme. A. a dit…

Ando sempre perdida assim. Meus pensamentos se escondem nos cantos das minhas gavetas, vêm e vão rapidamente, sem que eu perceba. De vez em quando relembro e tento dar forma. De vez em quando esqueço, porque de repente é melhor assim.

Já juntei mais de 1.000 reais em moedas. Olha, o segredo é juntar notas de 1 e 2 reais também. O cofrinho cresce rápido.

Vou tentar vir aqui comentar com mais frequência. Tenho que estudar para o Vestibular, então me anulo.

Fiquei sabendo que sua alma se casou. Fico feliz por vc. É bom não se sentir mais ímpar. Ou ser ímpar, mas com um par.

:-D

Anonyme a dit…

que coisas lindas, tão lindas tão lindas, me comovo tanto com suas coisas que ainda que ela nunca chegue a escrever um livro, pra mim terá sido dos livros inexistente mais tocantes que jamais li.

Anonyme a dit…

ops, inexistentes