24 décembre 2004

Para a Menina do Lago Ness

"Sou fã de dias de chuva
Acho que deixei meu coração
no porta-luvas" Greta Benitez, poeta curitibana

Está claro que você chegou muito perto, mais até do que a mim diante de mim mesmo. O labirinto não era mistério algum. Brincadeira de criança pra você. Como se já conhecesse todas as respostas e soluções para as mais variadas táticas do xadrez ou daqueles cubinhos coloridos. Como se, desde o início, você soubesse que eu estava blefando. Mas é a mais pura verdade (se é que isso ainda existe). Eu não sei fingir, não sei usar todas essas armas e a minha pontaria e péssima. Na melhor das hipóteses, atiro no meu próprio pé. Talvez minha única semelhança com o Monstro do Lago Ness seja com a fragilidade da própria existência, pronta para ser desmascarada. Mas eu preferia imaginar uma criatura repleta de mistérios que poucos crêem, uma fantasia doce e instigante. Porque essa é a imagem que você transmite. Talvez sejamos mesmo esses personagens de Histórias em Quadrinhos ou de algum romance fantástico, que rondam por entre os Mortais em busca de... algumas vítimas? De alguns corações para devorar? Ou apenas compreensão, carinho e honestidade? Honestidade. Francamente, não sei por que essa palavra ainda sobrevive nos dicionários. Compreensão. Onde é que eu estava com a cabeça para citar essas palavras tão absurdas? Se bem que... você chegou tão perto. Você está, de fato, diante de mim. É capaz de saber o que está escrito ou o que virei a escrever, como se você existisse desde sempre. Estaria penalizada com minha triste sorte? Com qual dos Perpétuos você se assemelha? À ruivinha Delírio? Já me disseram que eu era Morpheus. Isso foi uma menina de cabelos coloridos e fitas que disse, ao cruzar pela minha vida uma certa vez, num certo bosque encantado. Veja! Eu até consigo esquecer que a Vida é apenas um poço sem fundo, sombrio e fétido. Se eu já começo a vislumbrar bosques encantados e monstros emergindo dos lagos, é bem provável que você tenha uma boa parcela dessa culpa. Se minhas frases sem nexo já encontram um certo sentido, a causa disso tudo é você também. Estamos bem mais próximos do que eu poderia imaginar...


1 commentaire:

Dane a dit…

lago ness...

fiquei assim , meio pra lá e mais da metada pra cá...que é que eu top escrevendo mesmo?